domingo, 23 de dezembro de 2007

Há discriminação religiosa num país da UE?

Leio a notícia da conversão ao catolicismo do ex-PM do Reino Unido Tony Blair. O facto em si nada tem de extraordinário e é do foro íntimo do homem, embora pessoalmente eu estranhe sempre um pouco estas conversões de adultos, eu, que nunca me converti a nenhuma religião.

Mas o que me encheu de espanto foi a informação dada num noticiário televisivo, já não sei em que canal, de que Blair só consumou a conversão oficialmente depois de deixar o cargo no n.º 10 porque "leis inglesas do século XIX" impedem que chegue ao cargo de primeiro ministro do reino alguém que não professe a religião anglicana. Ouvi e não quis acreditar. Será mesmo verdade? E estas leis ainda estão em vigor?

A ser mesmo assim, isto significa simplesmente uma inadmissível discriminação religiosa num país da União Europeia. E no meu modesto entendimento esta discriminação é um verdadeiro atentado aos apregoados Direitos do Homem. A UE que tem directivas sobre tudo e mais alguma coisa não terá uma que impeça esta regra retrógrada? Será por isto que o Reino Unido, ao aprovar o Tratado de Lisboa, quis uma ressalva no que se refere à Carta dos Direitos? Gostava que alguém me respondesse.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?