quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ciência 0 – Desporto 1 ou Não há esperança de termos menos futebol na TV

Lemos no Público: "Os portugueses estão entre os europeus que menos se interessam por notícias de ciência, segundo um inquérito ontem divulgado pela Comissão Europeia. Apenas um em cada seis portugueses (16 por cento) aponta a investigação científica como um dos três assuntos que mais gosta de ver retratados na comunicação social. O desporto é o tema preferido, com 45 por cento de respostas.
Estes dados estão no Eurobarómetro “Scientific Research in the Media 2007_"

A continuação da notícia refere ainda que a predilecção pelo desporto não é exclusivo nosso, pelo contrário, é o caso da UE como um todo, embora em menor grau do que no caso português. Com maior grau de interesse do que a ciência estão os temas de entretenimento e celebridades, a política e as artes e cultura. Logo a seguir estão as notícias de economia.

Não fui um dos 1011 portugueses sondados neste inquérito. Mas deixo aqui a minha opinião desesperada. Pensava que havia futebol a mais na TV. Também nos jornais, mas aí o incómodo é menor, porque é fácil virar as folhas rapidamente até chegar aos temas que me interessam. Mas na TV é supinamente irritante o tempo infinito que os programas de desporto preenchem, com grande relevância para o futebol, que para mim é o mais irritante dos desportos. Além das notícias sobre os jogos propriamente ditos e das respectivas transmissões exactamente às horas em que nos restantes canais nada há para ver, há os intermináveis debates do dia seguinte cheios de lugares comuns, há as declarações vulgaríssimas dos jogadores, treinadores e dirigentes e agora há ainda a discussão pormenorizada dos casos em tribunal, que são cada vez mais. É particularmente irritante quando estas notícias merecem lugar de relevo, muitas vezes de abertura dos telejornais, interrompendo a série de novas que realmente interessam (pelo menos a mim). Mas, pelos vistos, embora quem se aborreça com tanta notícia de futebol não seja só eu, é francamente uma pequena minoria. É assim que os portugueses querem. Não direi que eu é que estou errado, mas sem dúvida não estou bem integrado no espírito do povo.

E dizia-se que Salazar utilizava o futebol para distrair o povo, como um dos 3 famigerados FF! Afinal é o que o povo quer.

Já agora, embora ninguém tenha perguntado a minha opinião, sempre acrescento que se fosse um dos interrogados, embora me interesse muito por ciência e investigação científica e leia com gosto as notícias sobre o tema ou veja os programas que versam assuntos científicos, para temas que gosto de ver tratados na comunicação social poria em primeiro lugar as artes e cultura, em segundo a economia e só em terceiro a ciência. Mas sem dúvida o desporto, e em particular o futebol, viria em ultíssimo lugar.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?