domingo, 30 de setembro de 2007

Eu, Cláudio


Revi a magnífica série de episódios sobre a Roma imperial "Eu, Cláudio", baseada no romance histórico de Robert Graves. Já a tinha visto na televisão espanhola em 1978/79 e anos depois na nossa RTP. Passou agora na RTP Memória e foi um prazer seguir novamente as peripécias da história do Império Romano desde Tibério até Cláudio, que, embora romanceadas, seguem relativamente bem, tanto quanto me é possível avaliar, a verdade histórica. Desta vez tentei seguir o enredo comparando-o com as biografias dos intervenientes, para o que me vali principalmente da Wikipédia.

Mas para além da verdade histórica da Roma imperial, impressionaram-me alguns aspectos da intriga política da época que, tirando os meandros mais extremos da tirania de alguns imperadores, os assassinatos políticos e o grau de loucura e degradação a que se chegou, encontra paralelo na actualidade. O cinismo, a hipocrisia, o servilismo, a cobardia, o cálculo frio, a mentira, a supremacia dos interesses pessoais, o desprezo pelo povo e a aparência de normalidade democrática representada pelos senadores, o discurso enganador e as intrigas de bastidores, tudo isto está lá, tudo isto é bem actual.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?