sábado, 11 de novembro de 2006

A 9.ª Sinfonia

Uma das minhas músicas preferidas é a 9.ª Sinfonia de Beethoven. Sou capaz de ouvi-la vezes seguidas sem cansar e descobrindo sempre novos aspectos. Apesar de ser terrivelmente desafinado, gosto até de cantar, quando não está ninguém por perto que possa ouvir, o coral do último andamento.

Já tinha discos de todas as outras sinfonias de Beethoven, mas faltava-me a 9.ª, quando li uma referência à histórica gravação desta obra dirigida por Furtwängler. Já não sei como, a minha Mãe soube do meu desejo de a possuir e ofereceu-ma quando fiz 25 anos. Era o tempo dos LPs de vinilo e a edição que recebi e que fez as minhas delícias era a do Plaisir Musical da Voz do Dono (HMV) e ocupa as quatro faces de dois grandes discos. Nas capas reproduz um pormenor de "São Jerónimo no Deserto" de Ticiano, uma paisagem com, em primeiro plano, frondosa árvore em contraluz, imagem que ficou para mim ligada à obra. No verso do 2.º disco apresenta a letra do coral, que Beethoven retirou da "Ode à Alegria" de Schiller, com a respectiva tradução em francês, o que me auxiliou bastante na sua compreensão, mesmo estando a estudar alemão. A interpretação está a cargo dos solistas Elisabeth Schwarzkopf, Elisabeth Höngen, Hans Hopf e Otto Edelmann, do coro e da Orquestra do Bayreuther Festspiele.

Esta gravação, que eu sabia ser notável, realizada em 1951 ao vivo na reabertura do Festival de Bayreuth depois do fim da guerra, entretanto tornou-se histórica. Uma vez que o meu velho gira-discos tem a agulha danificada e tenho receio de que estrague os discos, tenho hesitado em tocar o LP e, pela mesma razão, em fazer uma cópia.

Felizmente o meu genro ofereceu-me agora a mesma gravação numa edição em CD da colecção "Great Recordings os the Century" da EMI. Desta vez a capa reproduz uma edição em LP da HMV, não sei se anterior se posterior à minha, com uma gravura que suponho ser de William Blake, infelizmente em tamanho tão reduzido que não dá para apreciar bem. Mas pude finalmente apreciar e deliciar-me com a música.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?