quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Ainda a propósito da despromoção de Plutão



No meu último comentário sobre o assunto, apenas me referi à questão semântica (Um planeta anão é um planeta! em qualquer língua, ou a lógica é uma batata.). A dúvida que eu deixara no ar no meu comentário primitivo (Caronte deixa de ser um satélite de Plutão para passar também à categoria de planeta anão. Porquê? Será que forma um sistema duplo com Plutão?) foi esclarecida num artigo da revista "Science & Vie" (n.º 1069 de Outubro). De facto formam um sistema duplo e Caronte já não é considerado satélite dada, presumo eu, a pouca diferença entre as respectivas dimensões: diâmetro de Plutão 2 270 km e de Caronte 1 210 km.

Os 4 planetas anões (e portanto reconhecidos logicamente como planetas, com a categoria de anões, por muito que se tentem baralhar as coisas) já identificados são representados na figura que reproduzo da "Science & Vie". A outra figura é a capa da revista "Ciel & espace" referida no comentário anterior.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?